Sunday, February 19, 2006

Mais membros

Tati:

necessitamos de membros ativos, que queiram ler, aprender e melhorar, sem preconceitos contra quali ou quanti. Os que não querem ler e não participam não servem. Este blog é para que aprendamos juntos. Não são muitos os professores que querem, talvez porque tenham muitos compromissos. Podes convidar. Usa teu bom-senso. As últimas versões do SPSS (13 e 14) incluem umas tentativas de ler textos.

Um programa grátis

TextStat é um programinha grátis muito útil. Na versão inglesa faz contagem de palavras, concordância, busca palavras e termos contextualizados e não altera os registros do Windows. Pode ser guardado num pen memory e levado para qualquer lugar.
TextSTAT - Simple Text Analysis Tool Foi desenvolvido pelo Departamento de Linguística Holandesa da Universidade Livre de Berlim.
Vale a pena baixá-lo e começar a "brincar" com êle. Eu estou buscando alguém (ou vários alguéns) que me ajude com parte do trabalho manual para fazer uma pesquisa exploratória e, talvez, iniciar uma linha de pesquisa e publicações.

Análise de conteúdo - introdução e cursos

Há vários cursos disponíveis pela internet, assim como páginas de discussão. Uma página introdutória é a de Content Analysis by Mike Palmquist do Departamento de Inglês da Colorado State University. É uma boa introdução ao tema.
FQS é uma revista extremamente bem organizada dedicada à pesquisa qualitativa. Vale a pena entrar e ver. Tem muita coisa sobre análise de conteúdo. Sugiro uma espiada em
Philipp Mayring, Qualitative Content Analysis, Volume 1, No. 2 – June 2000.

Friday, February 17, 2006

Introdução caríssima

Raymond Boudon e colaboradores editaram uma série de quatro livros com trabalhos sobre métodos e sobre as relações quali-quanti. Não sei quantas bibliotecas vão comprar, porque a Sage, que não brinca em serviço, cobra mais de mil dólares pela série. Vale a pena dar uma espiada.

The European Tradition in Qualitative Research - Four-Volume Set